QUEM SOMOS

Atualmente, o Doughnut é um movimento internacional conectado através da plataforma colaborativa Doughnut Economics Action Lab (DEAL) e também por meio de grupos locais, como o Donut Brasil, que surgiu em maio de 2021 nas redes sociais.

Somos um dos principais países do Sul Global a fazer parte da comunidade e acreditamos formar parte de um movimento maior.

Somos um dos principais países do Sul Global a fazer parte da comunidade e acreditamos formar parte de um movimento maior. Queremos contribuir para a co-criação da Economia Donut no Brasil, pois acreditamos que é possível “viver no Donut”, ou seja, dentro do espaço ambientalmente seguro e socialmente justo, como uma bússola para a humanidade prosperar.

Existimos porque temos urgência em encontrar e aplicar  um modelo que priorize a vida e que tenha nossa cara.

Equipe Donut Brasil

Um pouco sobre quem somos nós, o que fazemos e como nos encontrar

Ana Lavaquial

Estou no grupo do Donut desde o início, organizando iniciativas, recebendo novos participantes e conectando o DEAL ao Donut Brasil. Após mais de 20 anos como consultora e executiva, com mestrados em Gestão, Inovação e Liderança Criativa, cofundei uma OSC voltada à educação e comunicação socioambiental. Atualmente, apoio pessoas e organizações na adoção de práticas regenerativas e distributivas. Adoro trocar ideias sobre como conectar iniciativas e pessoas para promover mudanças sociais e ecológicas, tanto local quanto globalmente.

Andressa Serrano

No grupo do Donut Brasil, Andressa é voluntária e participa ativamente do GT de Estratégia, onde colabora nas discussões e no planejamento de projetos que conectam o grupo em rede. Por conta da sua formação em direito e finanças, atua principalmente na área de captação de recursos, algo que conecta com sua experiência em projetos e negócios de impacto socioambiental. Seu trabalho é voltado para maximizar o impacto positivo tanto nas vidas das pessoas quanto nos negócios. “Tenho orgulho em fazer parte do grupo para disseminar as ideias da Economia Donut, pois acredito na visão transformadora de prosperidade do Donut, que equilibra as necessidades humanas com os limites do planeta, em prol de uma economia mais justa e sustentável para todos.”

Beth Bilé
Voluntária de comunicação do Donut Brasil e membro do GT Estratégia, sou designer focada em comunicação de impacto e letramento climático. Com interesse em biomimética e novas economias, direciono meus estudos para apoiar iniciativas que promovam sustentabilidade e prosperidade justa. Acredito nos princípios da Economia Donut como caminho para regeneração ecológica e social, inspirando novas formas de viver dentro dos limites planetários.
Carol Barbosa
Sou economista e designer estratégica para soluções de impacto socioambiental. Atuo em territórios com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável sempre com um olhar voltado para a prosperidade e soluções para os mais vulneráveis. E nesse ponto que me conecto com o Donut, que em uma imagem simples mostra quais as dimensões que não podemos deixar de fora se queremos um planeta mais justo, digno e próspero para todos respeitando a saúde planetária. Sou nômade desde 2016, e moro onde vejo sentido estar. Atualmente em Brasília onde pretendo ficar um tempo. Gosto de viajar, natureza, samba, e gente. Eu busco viver a filosofia Donut em vários momento do meu dia a dia, no cuidado com meus hábitos, forma de pensar. Mas algo que fez a virada de chave foi sempre trazer a visão sistêmica local-global, ecológico-social em todos projetos que estou envolvida.
Francisco Santos
Francisco é Administrador, com experiência em diversas industrias, como consultoria, televisão, biotecnologia. É um defensor do futuro do planeta e amante da natureza .Eescoteiro desde os 11 anos, aprendeu a valorizar o meio ambiente, pois é finito. Quer discutir globalmente como criar um futuro saudável para a próxima geração - especialmente para sua filha - que merece um planeta vibrante e cheio de vida. Com experiência em gestão e desenvolvimento de projetos, sempre busca maneiras criativas de melhorar processos e promover um impacto positivo.
Gabriel Bittencourt
​​Gabriel Bittencourt é responsável pela governança e organização dos círculos do Donut Brasil. Formado em publicidade, é entusiasta das práticas de autogestão e comunicação não-violenta, acreditando que as organizações podem ser produtivas e regenerativas. Mora em Belo Horizonte, MG, após longas passagens por São Paulo e Rio de Janeiro. É tutor do gato preto Odin, frequenta botecos, é assistente de psicólogo e estuda o oculto e as energias do universo. Gabriel ama fazer parte desse coletivo transformador.
Isabela Guerra

Isabela Guerra possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, atuando em gestão de pessoas, recrutamento, treinamento e cultura corporativa. Focada em mentoria para empreendedores criativos e negócios de impacto, participa de iniciativas ligadas a ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Envolvida com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Isabela busca promover uma Nova Economia e está sempre aberta a parcerias e troca de experiências.

Laura Marins

Laura atua no grupo de comunicação do Donut Brasil, onde desenhou o site da organização e contribui para a criação de conteúdo sobre a economia Donut, utilizando sua experiência em design para impacto social. Arquiteta e urbanista, ela se interessa pela aplicação dos princípios da economia Donut nas cidades, buscando promover sustentabilidade e equidade urbana. Nos momentos livres, gosta de conhecer novas culturas, pedalar e fazer atividades manuais, que a ajudam a se conectar ainda mais com a criatividade e a inovação.

Marcos Iorio
Formado em Engenharia Química, com especializações em Tecnologia e Gestão ambiental, Inovação, Biomimética e Design Thinking, tem participado em múltiplos projetos junto a cooperativas de reciclagem e negócios de impacto social, e é disseminador para uma transição de modelo econômico para um mundo próspero e sem lixo. Atualmente é Vice-Diretor do CCD Circula (Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Economia Circular) da FAPESP, co-administrador das comunidades Economia Donut Brasil e Refloresta Vinhedo.
Paula Marins
Paula é mestre em Design Sustentável pela Kingston University London e se dedica a metodologias de design, inovação e à criatividade para abordar os desafios do desenvolvimento sustentável. No Donut Brasil, integra a equipe de comunicação, contribuindo para o desenvolvimento e divulgação de conteúdo sobre a economia Donut, alinhando-se à organização pela busca de melhores escolhas de comportamento e consumo. Adora conhecer novas culturas e pessoas, e já viveu em cidades como Londres, Rio de Janeiro e São Paulo. Ama estar ao ar livre, pedalar e visitar mercados de produtores locais.
Roberta Alvarenga
Roberta é fundadora do Instituto Repense, dedicado a promover o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Parte ativa do movimento Donut Brasil, desenvolve projetos voltados à economia regenerativa e distributiva. Luta pela prosperidade dentro dos limites planetários. Responsável por inúmeras iniciativas de impacto social e sustentabilidade nos setores privado e público.
Xavier Veciana

Xavier atua no círculo estratégico do Donut Brasil. Baseado em Salvador, promove parcerias para a transição ecosocial, visando reconduzir a vida dentro das fronteiras socioambientais do planeta. Como economista, liderou startups e organizações globais em mais de quinze países, coordenou empreendimentos de desenvolvimento sustentável e cofundou clusters de cadeias produtivas regionais. Trabalha na gestão de projetos de sustentabilidade em RPPNs. Acredita que a Economia Donut Brasil oferece uma plataforma ideal para novas práticas de uma nova linguagem emancipadora para o mundo.

organizadores dias donut global 2024

Ana Celina Tiburcio
Sou ambientalista com 20 anos de experiência em estratégias socioambientais para organizações da Nova Era. Ecomunicóloga e estrategista em sustentabilidade, atuei no 3º setor com diversos públicos e projetos. Idealizadora da Organa, sou consultora e criadora de conteúdos educativos. Em 2019, conheci a Economia Donut através do livro de Kate Raworth e percebo que novas mentalidades e a reconexão pessoal são essenciais para promover paz e respeito à Vida. Amo a Natureza e busco fomentar diálogos que incentivem reflexões sobre viver no Donut, tanto individualmente quanto coletivamente.
Co-Criança

O CoCriança é uma Organização da Sociedade Civil que promove processos participativos de intervenção urbana e sensibilização com foco na infância. Desde 2017, cria coletivamente novas possibilidades de mundo que valorizem as infâncias. Por meio de educação vivencial e arquitetura participativa, fortalece o vínculo da criança com a cidade e transforma a relação com espaços públicos. Junto com as crianças, busca inverter a lógica de planejamento que prioriza homens, adultos e motoristas, empoderando-as para participação plena e efetiva na transformação social.

Impact Hub Floripa

No grupo do Donut Brasil, Andressa é voluntária e participa ativamente do GT de Estratégia, onde colabora nas discussões e no planejamento de projetos que conectam o grupo em rede. Por conta da sua formação em direito e finanças, atua principalmente na área de captação de recursos, algo que conecta com sua experiência em projetos e negócios de impacto socioambiental. Seu trabalho é voltado para maximizar o impacto positivo tanto nas vidas das pessoas quanto nos negócios. “Tenho orgulho em fazer parte do grupo para disseminar as ideias da Economia Donut, pois acredito na visão transformadora de prosperidade do Donut, que equilibra as necessidades humanas com os limites do planeta, em prol de uma economia mais justa e sustentável para todos.”

Impact Hub Rio

Somos uma organização carioca e fluminense ligada a maior rede de empreendedores de Impacto do mundo. Acreditamos que é possível mudar a forma de fazer negócios e melhorar o planeta. Conectamos pessoas à causas e co-criamos o futuro com pessoas inovadoras, criativas e que querem fazer a diferença.

Impact Hub Vitória

No Impact Hub Vitória, fazemos a colaboração acontecer. Conectamos empreendedores e inovadores a grandes organizações, parceiros, investidores e o setor público.  Por quê? Para construirmos uma sociedade mais justa e sustentável.

Instituto Etno

O Instituto Etno é uma comunidade de sabedorias. No centro de nosso instituto estão os Povos Originários e as comunidades locais. Somos um polo irradiador da consciência pela convivência através da educação baseada na vida e no Bem Viver. Focamos no empoderamento de mulheres e jovens, especialmente aquelas em contextos de vulnerabilidade. Funcionamos como uma rampa de vôo, onde cada um pode se expressar em sua integralidade e encontrar o suporte para alcançar sua liberdade, interna e externa.

Instituto Repense

Instituto Repense é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a promover o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 da ONU. Com o lema "Pensar global, agir local", o instituto atua por meio de projetos de impacto, como cursos, eventos e iniciativas culturais, fomentando a conscientização e a educação para um futuro mais justo e sustentável. Suas ações envolvem parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, sempre de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Jaqueline Pirão Zotesso

Jaqueline é Doutora em Engenharia Química e Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente reside na cidade de Lençóis Paulista/SP. É engajada em ser sustentável e apaixonada por inovações transformadoras, em especial aquelas que alinham impactos ambientais e sociais positivos.

Acredita que é na Economia Donut que reside um futuro possível para a humanidade e, por esse motivo, busca promover a Economia Donut nos espaços onde atua. Faz parte do grupo Donut Brasil como voluntária desde 2021 e já publicou um artigo científico sobre o tema.

Joelma Magela

Especializada em educação socioambiental, por amor aos reinos da natureza. Desde 2020 realiza um trabalho de design thinking com catadores de materiais recicláveis. Desse trabalho apreciativo colabora com transformação cultural sobre o descarte adequado na fonte, com propósito de sensibilizar e conscientizar sobre práticas sustentáveis de forma lúdica, divertida e criativa,  Através da oficina de educação socioambiental ‘ A Magia Do Conto da  Catadora De Brilhos.” e o Workshop Cordel Catadores De Brilhos, contribui com a formação da construção da consciência critica socioambiental da sociedade .

Mari Regina Anastácio
Mari Regina é mestre em Administração e doutora em Educação. Na Escola de Negócios da PUCPR é professora na graduação, pós-graduação e na área de cursos in company, é uma das Coordenadoras do Programa ESG+Coop. Além de atuar como Líder da área de Sustentabilidade do HUB de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Membro da Rede de Professores do Programa Academia do Instituto de Cidadania e Inovação Empresarial do Brasil (ICE). Embaixadora no Paraná do movimento Capitalismo Consciente.
Simone Catalan

Simone Catalan é uma sonhadora dedicada a criar futuros desejáveis por meio da conexão com pessoas, coletivos e instituições que buscam colaborar para uma sociedade pautada no Bem Viver. Alinhada aos princípios da Economia Donut, acredita em gestões que promovem processos regenerativos e educativos, respeitando os limites do planeta e as necessidades humanas. Ela desenvolve experiências, tecnologias sociais e metodologias, como jogos e mentorias, para fomentar cenários sustentáveis e promover uma cultura de colaboração em comunidades, visando um futuro mais equitativo e sustentável.

Sistema B Brasil

O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab, que desde 2013 apoia e motiva negócios a agirem e colaborarem para a construção de um novo sistema econômico no Brasil. Isso acontece através da articulação de um movimento global de líderes que usam o poder de suas empresas para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta.

donut brasil